endometriose e infertilidade feminina

A doença é uma das principais causas para a infertilidade

Durante todo este Março Amarelo, alertamos para a conscientização da endometriose. Continuando os conteúdos especiais sobre esta patologia, hoje vamos abordar um assunto muito relevante: a relação entre a infertilidade feminina e a endometriose.

Leia também: O que é o Março Amarelo?

O que é a endometriose?

A endometriose se caracteriza quando o tecido que reveste o interior do útero, o endométrio, é encontrado fora da cavidade uterina, como nos ovários e na cavidade abdominal, provocando uma afecção inflamatória.

Estima-se que mais de 6 milhões de brasileiras tenham endometriose. É uma doença que provoca fortes dores na região abdominal e durante a relação sexual. Um dos sintomas mais comuns é a infertilidade. 

O diagnóstico precoce auxilia para que seja possível obter melhores resultados nos tratamentos disponíveis. Assim, é possível proporcionar maior qualidade de vida e bem estar, já que a endometriose não tem cura.

Leia também: O que é e como tratar a endometriose?

A endometriose causa infertilidade feminina?

Como a inflamação que caracteriza a endometriose acontece quando o tecido do endométrio se instala em órgãos e tecidos fora da cavidade uterina, a endometriose pode afetar diretamente os ovários.

Dessa forma, a endometriose pode causar uma obstrução, que impede que o óvulo passe pelas trompas. 

Portanto, a endometriose também pode ser considerada uma das causas da infertilidade feminina – e por isso é um dos sintomas mais comuns da doença.

Diagnóstico da endometriose

Justamente por essa relação de causa entre a doença e a infertilidade, é comum que muitas mulheres só identifiquem que estão com endometriose quando não conseguem engravidar, iniciando tardiamente o tratamento.

Por isso é tão importante fazer o diagnóstico precoce. O mais comum é o exame físico, que pode ser feito pelo ginecologista.

Além deste, a ultrassonografia ou a ressonância magnética podem ser aliados para identificar de forma mais certeira a presença dessa inflamação.

Endometriose causa infertilidade feminina em todos os casos?

Nem todos os casos de endometriose levam à infertilidade. Isso porque a inflamação do endométrio pode acontecer em algum outro tecido e, desta forma, não impedir a possibilidade de engravidar.

Ainda assim, a endometriose é considerada uma das principais causas da infertilidade. Daí a importância do diagnóstico e tratamento precoce, para evitar essa e outras complicações advindas dessa patologia .

Leia também: A melatonina no tratamento de endometriose

A Farmácia Flor de Lis oferece medicamentos que ajudam no tratamento da endometriose. Acesse o nosso site e conheça!