Postado dia
15/mar
Em
VIVER BEM

Este mês convida à conscientização da endometriose
Cada vez mais observamos, ao longo do ano, campanhas de conscientização. Em março, não é diferente. Este é o Mês Mundial de Conscientização da Endometriose – também chamado de Março Amarelo.
Conheça mais sobre este mês e a importância do diagnóstico precoce dessa doença.
Quando foi criado o Março Amarelo?
O mês de março se tornou o mês da conscientização sobre a endometriose em 1993, em ação da Endometriosis Association, organização dos Estados Unidos. A cor escolhida para representar o mês foi o amarelo.
Há alguns anos, ações do Março Amarelo acontecem também aqui no Brasil – a situação no país é grave com relação à doença. Estima-se que a endometriose afete cerca de 6 milhões de brasileiras.
O que é a endometriose?
O nome da doença vem de “endométrio”, o tecido que reveste o interior do útero. Normalmente, a cada ciclo menstrual, o tecido se acumula e se desprende, sendo eliminado com o sangramento na menstruação.
A endometriose se caracteriza quando esse tecido é encontrado fora da cavidade uterina, como nos ovários, provocando uma afecção inflamatória.
Quais são os sintomas da doença?
Algumas dores incomuns podem ser indícios da endometriose. Confira uma lista de sintomas:
- Dor pré-menstrual
- Dor durante ou após as relações sexuais
- Dor no abdômen durante a menstruação
- Infertilidade
- Sangramento forte
- Transtornos gastrointestinais, como diarreia
Como diagnosticar a endometriose?
O diagnóstico dessa doença é feito por meio de alguns exames. O exame físico, em uma consulta ginecológica rotineira, pode ajudar a identificar. No entanto, é comum que somente a ultrassonografia ou a ressonância magnética identifiquem com clareza.
Sempre procure um ginecologista caso esteja sentindo os sintomas.
Tratamento da endometriose
A endometriose não tem cura, mas existem muitas formas de tratar a doença.
É possível fazer um procedimento cirúrgico, a laparoscopia, para eliminar os focos da doença ou, em casos graves, remover os ovários.
Para a maior parte dos casos, principalmente se diagnosticados com antecedência, é possível tratar a endometriose com medicamentos.
Além de analgésicos e anti-inflamatórios, existem cremes aplicáveis por meio da via vaginal para ajudar a reduzir as dores pélvicas relacionadas à endometriose. É o caso da Gestrinona 5mg da Flor de Lis.
Com o acompanhamento médico e ginecológico, é possível diagnosticar, prevenir e tratar a endometriose.
Já conhecia o Março Amarelo? Aproveite para espalhar essa mensagem de conscientização.
Confira também todos os tratamentos disponíveis para enfrentar a endometriose no site da Flor de Lis.