longevidade

Viver mais é um objetivo de todos e com hábitos mais saudáveis é possível chegar mais longe

Envelhecer é um processo natural, e se este for com muita saúde é melhor ainda!

A longevidade, isto é, a possibilidade de viver por mais tempo, é uma meta para todos nós. Para isso, listamos alguns hábitos que podem ajudar. Confira nesse conteúdo da Flor de Lis as 4 dicas que são fundamentais para um envelhecimento saudável.

A longevidade só é possível com saúde

É importante começar dizendo que garantir ou aumentar a longevidade é um processo que passa pelo cuidado com a saúde. Além da saúde do corpo, que envolve exercícios e alimentação, é também preciso cuidar da saúde mental. 

Cuidados com a saúde só são possíveis quando se tornam hábitos, ou seja, quando são tratados como uma rotina diária e fazem parte definitivamente da vida. 

Hábito 1: Tenha cuidado com a alimentação

Que a alimentação precisa ser mais saudável, todo mundo já sabe. No entanto, o mais importante quando se trata da dieta é saber equilibrar os nutrientes.

Vamos deixar aqui o clichê “é preciso comer verduras” de lado e pensar nos nutrientes, horários das refeições e o tamanho das porções.

Procure colocar a dieta em horários pré-estabelecidos, com refeições e lanches intercalados. Assim, a saciedade aumenta e o exagero diminui.

Evite os ultraprocessados e aposte nos alimentos naturais, sempre equilibrando carboidratos, gorduras, proteínas e vitaminas. 

Um acompanhamento nutricional fará com que a rotina de alimentação fique ainda mais adequada com a sua idade, peso e estilo de vida – garantindo sua longevidade saudável.

Hábito 2: Cuide com as bebidas alcoólicas e o cigarro

O tabaco e o álcool têm influência direta na diminuição da longevidade. Portanto, evitar e diminuir esse consumo são fundamentais para prevenir doenças e prolongar a vida.

Estes dois vilões aumentam a quantidade de radicais livres no corpo, favorecendo o surgimento de doenças e outros problemas de saúde.

Hábito 3: Mantenha os exercícios constantemente

Ainda que seja difícil para alguns, as atividades físicas são muito importantes para garantir a longevidade. O nosso corpo não foi feito para ficar parado, e mantê-lo em constante movimento ajuda a manter a saúde em dia.

Além disso, doenças cardiovasculares, além de sedentarismo, obesidade, hipertensão e diabetes podem ser prevenidas com os exercícios.

Lembre-se que estamos falando em prolongar a vida. Por isso, os exercícios devem ser rotina em todas as idades.  Escolha entre caminhada, musculação e esportes de forma que faça sentido para você. Assim, é mais fácil manter a rotina.

Hábito 4: Realize consultas médicas e conheça a suplementação diária

A chave para conseguir seguir todos esses hábitos é contar com uma supervisão constante. Por isso, é recomendado inserir a consulta médica na rotina. 

Seja com um nutricionista, clínico geral ou demais especialidades, os profissionais da saúde contribuem para entender o perfil de cada pessoa e oferecer as melhores recomendações.

Da mesma forma, os suplementos são uma ótima dica para promover a longevidade saudável. Com esses compostos é possível complementar a carência  de vitaminas e minerais que possam estar deficientes em nosso corpo, além de aumentar a concentração de nutrientes e enzimas que promovem qualidade de vida e melhoram as funções metabólicas do nosso organismo. Auxiliando também no sono saudável e aumentando a libido.

Conheça no site da Flor de Lis todas as opções de produtos indicados para a longevidade saudável. 

Gostou das dicas? Continue acompanhando o blog da Farmácia Flor de Lis e aproveite uma vida mais saudável e longeva!