Antioxidantes ajudam a retardar o envelhecimento natural da pele e prevenir doenças como Parkinson e Alzheimer

Os antioxidantes oferecem diversos benefícios para a saúde e ajudam a prevenir doenças e retardar o envelhecimento precoce. Eles são capazes de atuar no bloqueio dos efeitos nocivos provocados pela produção excessiva de radicais livres.

Para você saber mais sobre o assunto, a Flor de Lis preparou o seguinte material. Confira!

Saiba mais sobre os radicais livres

Os radicais livres se formam em nosso organismo de maneira natural, podendo ser provenientes do metabolismo do oxigênio ou do nitrogênio.

Ao contrário do que muita gente pensa, eles possuem funções importantes no nosso organismo, como a produção de energia e defesa contra infecções. Porém, quando ocorre produção excessiva dos radicais livres e deficiência nos sistemas antioxidantes, os problemas podem começar a surgir.

Quais são estes problemas?

Os radicais livres são moléculas instáveis que buscam a estabilidade e, por isso, se ligam em moléculas como:

  • Lipídeos: Causa a oxidação da gordura, que pode resultar na morte celular (além de doenças neurodegenerativas como Alzheimer e Parkinson);
  • DNA: Modifica a sua estrutura interna (relacionada com o aparecimento de diversos tipos de câncer);
  • Proteínas: Ocasiona a perda das funções das suas enzimas.

Os antioxidantes são essenciais para bloquear o excesso de radicais livres que provocam desequilíbrio no organismo. Quando os antioxidantes são insuficientes, os radicais livres podem causar as doenças já citadas anteriormente, além de outras, como aterosclerose, inflamação, envelhecimento precoce, diabetes, dermatite, melanoma, hipertensão arterial, artrite e derrame.

Os benefícios dos antioxidantes

Os antioxidantes são responsáveis por evitar e combater danos causados pelos radicais livres em nosso organismo. Eles podem agir de diversas formas, como reparar os danos causados pelos radicais livres, agir para estabilizar o radical e até mesmo eliminá-lo do corpo. Conheça os dois sistemas de antioxidantes existentes:

  • Sistema endógeno: Enzimas produzidas pelo próprio organismo;
  • Sistema exógeno: Adquirido através da ingestão de alimentos e nutrientes antioxidantes.

Como obter os antioxidantes?

Uma alimentação adequada é capaz de suprir toda a demanda nutricional do organismo, fazendo que ele funcione de maneira adequada e fique protegido de problemas causados pelos radicais livres.

No entanto, quando os alimentos que compõem a sua dieta não dão conta de atingir os níveis de antioxidantes necessários, é preciso buscar reforço. Suplementos em cápsulas  tais como: Vitamina A, Vitamina E, Vitamina C, Resveratrol, Pycnogenol, Licopeno,são algumas das opções práticas e naturais para proteger a sua saúde e beleza.

Agora que você já conhece mais sobre a importância dessas substâncias, aproveite para conferir a linha especial de suplementos antioxidantes que a Flor de Lis preparou para você!