A campanha levanta a questão dos cuidados com a saúde mental e a importância de tratarmos sobre o assunto

Saúde mental é um tema delicado, mas que deve ser colocado em pauta para a discussão e conscientização da sociedade. A Campanha Setembro Amarelo busca prevenir e reduzir os números de suicídio, que chegam a 12 mil casos todos os anos no Brasil e a mais de 1 milhão no mundo.

A ação acontece desde 2014 e é realizada pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM). Setembro foi escolhido porque dia 10 deste mês é oficialmente a data Mundial de Prevenção ao Suicídio.

Apesar de ser um assunto contraditório para se tratar, especialistas da área defendem que a população não deve fugir da discussão e que várias ações são tomadas nessa data para conscientizar as pessoas sobre o perigo de doenças como a depressão.

Nos últimos anos, os responsáveis pela divulgação do Setembro Amarelo iluminaram pontos turísticos, monumentos históricos, espaços públicos e privados Brasil afora com a intenção de chamar atenção para essa importante campanha.

Como eu posso ajudar a salvar vidas?

No site oficial da campanha você pode encontrar uma cartilha completa com orientações sobre prevenção ao suicídio, materiais e vídeos que podem ajudar você na divulgação da ação e, inclusive, dicas essenciais para identificar perfis de pessoas que precisam de ajuda e como conduzir a questão de forma segura.

O que eu posso fazer para cuidar melhor da minha saúde mental?

Nossa primeira recomendação é: nunca deixe de procurar auxílio de um médico se você começar a sentir sintomas de depressão, como sensação de tristeza, autodesvalorização, dificuldade de concentração, falta de energia, insônia ou sonolência, falta de memória etc. A doença pode trazer também alguns sintomas físicos, como cansaço, problemas digestivos, taquicardia, sudorese etc.

A Flor de Lis trabalha também com alguns produtos que podem ajudar você a prevenir a depressão e o estresse generalizado. São eles: 

  • 5 HTP: Inibidor da ansiedade e antidepressivo natural;
  • 5 HTP – Turbinado para Estresse e Ansiedade: Fórmula especialmente desenvolvida para melhorar o humor, ajudar nos sintomas da depressão, estresse e ansiedade; 
  • Composto Calmante: Indicado em casos de insônia, tensão nervosa, ansiedade. Combate o estresse e o cansaço mental do dia a dia;
  • Floral da Ansiedade | Depressão | Sono: Compostos que equilibram a energia e trazem a consequente melhora da ansiedade, da depressão e mantêm o sono regular;
  • Óleo Essencial de Gerânio: Tônico do sistema nervoso. Atua como relaxante e revigorante, amenizando os sintomas da depressão e diminuindo a instabilidade emocional;

Lembrando que esses produtos são auxiliares no tratamento de ansiedade, depressão e estresse, mas não descartam a consulta com um especialista. Para mais informações sobre todos os itens comentados acima e linhas que atuam no combate a doenças mentais, acesse o nosso site.