melatonina

Este medicamento vem sendo utilizado para tratar as dores relacionadas à doença

O mês de março é voltado para a conscientização da endometriose, uma doença grave que afeta milhões de mulheres no Brasil. Para continuar os conteúdos focados no Março Amarelo, neste post do Blog da Flor de Lis, nós falaremos sobre o uso da melatonina no tratamento da endometriose.

A endometriose

Essa doença se caracteriza pela presença do tecido endométrio fora da cavidade uterina. Quando isso acontece, o tecido fica inflamado e provoca fortes dores abdominais.

Os principais sintomas são a dor pré-menstrual, dor durante as relações sexuais, presença de sangue nas fezes e/ou urina e também dor no abdômen durante a menstruação.

Tratamentos para endometriose

Infelizmente, a endometriose não tem cura. Mas diversos tratamentos são empregados para aliviar as dores e a inflamação e até mesmo remover os focos da doença com cirurgia. 

Falando em tratamento medicamentoso, um dos mais promissores é a melatonina.

O que é a melatonina

A melatonina é o que se chama de um “neuro-hormônio”. Trata-se de uma substância produzida pelo corpo na glândula pineal, que fica no cérebro.

Esse hormônio tem ações analgésicas e anti-inflamatórias, auxiliando no combate a dores agudas e crônicas.

Por ser liberada durante o sono pela glândula pineal, a melatonina é conhecida como “hormônio do sono”.

Melatonina na endometriose

Como é um hormônio ligado à ação analgésica e anti-inflamatória, a melatonina começou a ser estudada como suplemento útil no tratamento da endometriose – que se caracteriza pelas fortes dores decorrentes de uma inflamação de tecido.

Estudos como o feito por Santos (2012) e pesquisadores do American Journal of Reproductive Immunology (2018) demonstraram a eficácia da melatonina na redução das dores associadas à doença em pacientes com endometriose.

Embora não seja ainda uma unanimidade, os resultados de estudos em todo o mundo têm sido promissores e médicos já começam a receitar esse suplemento para o tratamento da endometriose.

A Flor de Lis oferece as cápsulas de Melatonina 5mg em 30, 60 e 90 unidades. Consulte o seu médico e adquira agora mesmo!

Aproveite e leia também: Março amarelo: o que é e qual a importância da campanha