Postado dia
15/maio
Em
CURIOSIDADES

Conheça mais sobre a enfermidade que atinge cerca de 15% das mulheres férteis
A endometriose é uma doença que acomete diversas mulheres ao redor do mundo e pode provocar o aumento do fluxo menstrual, dores abdominais e até mesmo desconforto durante a relação sexual. Para você conhecer mais sobre este problema e como tratá-lo, a Flor de Lis preparou o seguinte material. Confira!
Conheça a doença
O endométrio é um tecido que reveste o interior do útero e é expelido junto com a menstruação. No entanto, em alguns casos, as células do endométrio sobem pelas trompas de Falópio e se instalam em partes do corpo como a bexiga e o abdômen. Ao se instalarem, as células podem se multiplicar, causando fortes dores e a doença conhecida como endometriose.
Sintomas da endometriose
Os principais sinais da doença são as cólicas menstruais e as dores intensas no abdômen durante o período de menstruação. Outros sintomas comuns são:
- Fadiga;
- Dores durante a relação sexual;
- Diarreia;
- Cólicas anteriores ao período de menstruação;
- Dificuldades para engravidar.
Diagnóstico
Se você está sentindo dores intensas e prolongadas, então é melhor procurar um médico. O profissional da saúde fará uma avaliação criteriosa, podendo solicitar:
- Exame pélvico;
- Laparoscopia;
- Ultrassom;
- Ressonância magnética.
Tratamento
A abordagem para tratar a doença dependerá da extensão do problema, além de fatores como idade e o histórico gestacional da mulher. Dentre os tratamentos disponíveis estão a administração de gestrinona oral, vaginal, transdérmico ou implante, além do uso de suplementação individualizada, utilização ininterrupta de anticoncepcionais e até mesmo cirurgia para remoção das áreas afetadas.
Agora que você já conhece mais sobre a endometriose, aproveite para acessar o nosso site e conferir os tratamentos disponíveis para enfrentar a doença!